quarta-feira, 6 de junho de 2007

chefe... ou líder?

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Fui ontem em uma reunião na Susam, onde foram convidados os Gerentes de Enfermagem das unidades. De início achei que o convite seria mais uma daquela "promessas de gaveta", mas logo mudei a minha opnião. Até que o assunto era bastante oportuno e o encontro foi bastante produtivo. Tive a oportunidade de conhecer alguns Gerentes que ainda não conhecia, revi alguns amigos de faculdade, outros amigos de "quebrar galho" no dia-a-dia de trabalho... enfim, muito interessante. Todos tivemos a oportunidade de expor a nossa realidade e trocamos figurinhas de como lhidamos com os problemas, como damos conta das necessidades e como improvisar quando necessário.

O objetivo da reunião era expor uma nova idéia de Educação Continuada para os funcionários. E nada mais justo do que convocar os Gerentes, afinal somos nós que realizamos esse serviço junto aos nossos funcionários.

Foi então que surgiu a pergunta: vcs, dentro das unidades, se consideram líderes ou chefes?

Um silêncio se deu...

Lembrei então do livro "O monge e o executivo". Comentei e com as minhas palavras procurei definir as duas coisas. Foi então que o mediador da reunião concordou comigo e leu o que coloquei lá no início do texto.

Percebi que realmente procuro no meu dia-a-dia ser um líder. Pois tenho como principal meta fazer o Hospital, como um todo, cumprir o seu objetivo.
Me senti tão orgulhosa. E de acordo com o que ouvia a cada minuto na reunião, o meu papel de Gerente estava sendo por mim conduzido de uma forma bastante satisfatória [de acordo com as possibilidades existentes] e o meu melhor estava sendo explorado. Gosto disso! Gosto dessa parte da Enfermagem: administrar, conduzir, organizar, liderar...

"Muitas pessoas que o admiram poderão seguir suas idéias. Você é ou poderá vir a ser famoso naquilo que faz, seja na ciência, no ensino ou nas artes. Nunca se esqueça de que isso requer muita responsabilidade de sua parte, pois quando outros se inspiram em nós, é necessário que sejamos exemplos de ações para o bem."

Tenho muito o que aprender ainda, mas concluí que sou capaz! E isso é bom demais.
Estado de espírito em paz, mas...

Hj é quarta e o fds chegou. uahauahauahauahauaha Deixei a Enfermeira, a Profissional, a Gerente... de lado e entrei de cabeça no mundo fodásticamente ardoroso do arraso!

Vamos que vamos pra essa vivenda, fazer o nosso arraial!

obrEgada!
bjo em ti

Nenhum comentário: