Hoje o post é dedicado 100% para a maior referência de homem que eu tenho na vida.
25/02... pra mim e minha família sempre foi motivo de festa, alegria, comemoração e adivinha? ... reunião né [afinal só queremos um pezinho pra reunir a pequena grande família Rodrigues]... e como não podia deixar de ser, este ano ocorrerá a mesma coisa. Já está confirmado desde as 7h da manhã, um super café na casa da Vó Maria logo mais a noite [ com direito a mexido de ovo com salsicha, queijo bola, pão com manteiga "cabeça de touro", café com leite, requeijão, tucumã e etc...]
O motivo? ok, explico!!!! É que 25/02 foi durante anos o dia do aniversário do patriarca da família VÔ PETRÔNIO!!!!! Então este dia tenho em mente, tenho na lembrança, tenho em fotos e no coração como um dia de festa, um dia, alegre, de comemoração, de família reunida...
Morro de saudade de tudo isso e hj, ele já não está mais conosco fisicamente... mas sem dúvida nenhuma está presente em todos os momentos da minha vida e no da minha família, em espírito. Abençoando, guiando, protegendo e abrindo caminho pra todos nós. Com um auxiliar a altura... TIO JACSON, forma uma bela dupla de ataque alí no céu!!!!
Lembro muito dele todos os dias. Costumo dizer que ele é meu anjo da guarda, que nunca me abandonou e no auge do meu desespero é sempre ele que me vem a cabeça... pesso ajuda, pesso proteção e principalmente luz pra tomar a melhor decisão... e ele até hj nunca me falhou.
Quando menina tenho na lembrança cenas lindas, como... ele na cadeira de madeira, com o encosto virado pra frente, sentado em frente a casa da Võ Maria no Boulevard... descascando laranja para os filhos, netos e amigos que chegariam logo mais a noite [diariamente havia encontro após o trabalho, na casa da Vó Maria], onde os filhos chegariam para buscar seus rebentos que alí passavam a tarde sob os cuidados dos avós.
Outra coisa que lembro bem dele, que se considerava "segurança" da "A Lojinha" [armarinho da minha mãe que ficava na esquina da rua João Alfredo], dalí ele controlava tudo... o nosso vai e vem da loja pra casa da vovó, a clientela na loja, os carros que dobravam na rua... e muitas vezes ele gritava de lá: "ô Line!" [ era assim que ele me chamava]... kkkkkkk
Dele só tenho lembranças maravilhosas... dele só tenho saudade, dele só tenho orgulho.
Ainda criança, isso é sabido por todos da minha família, sempre dizia que queria ter 5 filhos, sendo que um deles iria se chamar Petrônio. E assim foi! Meu curumim se chama Petrônio Aníbal Rodrigues Bisneto. E confesso que não cogitei em momento algum a hipótese de dar outro nome e deixar esta minha promessa para mais tarde. Era esse nome mesmo e pronto. [P.S. abri mão apenas dos outros 4 filhos sonhados].
O meu avô foi [ e até hj é] o meu ídolo, o meu orgulho, o meu amigo. Talvez isso nem seja sabido por muitos... mas nós conversavamos bastante [ claro que na época, eram assuntos bobos] e eu tinha uma confiança imensa nele. Além de respeito, carinho e admiração.
Carnaval era a cara dele, Banda do Boulevard então, nem se fala. Ele era a alegria em pessoa nesse mes de carnaval [para desespero da vó Maria]. Foi tema da banda em vários anos, participava ativamente de tudo, se fantasiava e não largava o copo [em forma de peito que ele tinha] até a quarta feira de cinzas.
Perdemos o nosso patriarca, vovó perdeu seu companheiro, eu perdi o meu ídolo ... mas nós todos ganhamos um super anjo que hj, se estivesse entre nós, estaria completando 90 anos! Já pensou na festança que seria? hahahahahahaha... Mas, como somos povo festeiro, mais tarde iremos nos confraternizar, recordar, lembrar, rezar, rir, contar lambanças atéééé começar o BBB hahahahahahahahaha [ pausa]... e mais papo furado!!!!!
Por tudo isso que ele representou na família, ele recebeu homenagens.
Ainda em vida, com a chegada do Lulinha... que recebeu na certidão o nome de LUÍS PETRÔNIO. O Lulinha, pra mim, é depois do vô Petrônio, o meu xodó na família. Ele é o primo com quem mais me identifico, aquele que mais me dá confiança [hahahahahahaha], foi durante a minha infancia e adolescencia a minha referencia. Lembro que tudo que ele fazia eu queria fazer. Mesmo com a diferença de idade, sempre nos demos bem, sempre eu tava ali colada nele.... daí ele cresceu [ sempre com um objetivo], se tornou médico, é super bem resolvido na vida e na profissão, continua sendo o meu parâmetro e espelho... quando eu crescer quero ser igual a ele [hihihihihihi].
Já com muitos anos após a partida do meu querido Vô Petrônio, descobri que estava grávida e que teria um menino... logicamente corri para registra-lo e ele se chama PETRÔNIO ANÍBAL RODRIGUES BISNETO! não preciso dizer que esse é o terceiro Petrônio da minha vida, além de ser o meu maior presente né? Foi a forma que eu encontrei de homenagear o homem que pra mim foi e é uma referência linda e por quem eu tenho muito orgulho de ter convivido e amado.
Depois de tudo isso, só consigo concluir que:
Se posso dizer que tive um amigo, esse amigo se chamou PETRÔNIO ANÍBAL RODRIGUES. Se posso dizer que tenho uma referência de buscar os nossos sonhos, essa referência se chama LUÍS PETRÔNIO GAMA RODRIGUES.
Se posso dizer que tenho um amor de verdade, esse amor se chama PETRÔNIO ANÍBAL RODRIGUES BISNETO.
Amo vcs.... meu avô, meu primo, meu filho... enfim, amo os 3 PETRÔNIOS da minha vida.
Até...
Nenhum comentário:
Postar um comentário